
Executiva Nacional dos Estudantes de Química
Encontro Nacional dos Estudantes de Química
Mais uma edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Química se aproxima, desta vez o ponto de encontro é cidade maravilhosa. Dono de belas praias, centros históricos e culturais, cidade do funk e do samba, e porque não dizer, da Química, o Rio sediará o 37º ENEQUI, com data prevista para 13 a 19 de janeiro de 2019, te esperamos na UFRJ Campus Ilha do Fundão para viver os 7 dias mais maravilhosos de suas vidas, reencontrar amigos, conhecer novas pessoas, discutir assuntos relacionados a nossa formação, fazer contatos de pesquisa e trabalho, aprender mais sobre sua área de interesse, e é claro, festejar bastante e criar as melhores lembranças possíveis do Rio de Janeiro.


O tema? Tabela periódica e A Construção da Química Moderna.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) determinou 2019 como sendo o ano internacional da Tabela Periódica. Serão comemorados os 150 anos de sua elaboração em homenagem ao químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev, que desenvolveu em 1869 a primeira versão da tabela periódica, organizando os elementos químicos em ordem crescente de suas massas atômicas, posicionando-os em linhas e colunas, e de acordo com as suas características e semelhanças.
Antes de Mendeleev, outros químicos do século XIX como Johann Wolfgang Dobereiner, Alexandre de Chancourtoise e J.A.R. Newlands já tinham construído modelos de agrupamentos com os elementos até então conhecidos, baseados em suas propriedades químicas. No entanto, a tabela periódica como a conhecemos atualmente foi proposta em 1913 pelo químico inglês Henry Moseley, inspirada na tabela de Mendeleev. O ano de 2019 também coincide com o centenário da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), uma organização não governamental internacional, fundada em Genebra no ano de 1919, destinada ao desenvolvimento da química.
